sábado, 16 de maio de 2009

Elektra por Bohm

sem muitos prolemas, R. Strauss foi um dos compositores que deram continuidade a música de Wagner, sem pereder a sua originalidade, e depois ele desevolve umk sentido mais puxado para Mozart. Karl Bohm tinha um profundo conhecimento sobre Strauss tanto como pessoa, como profissional. Em sua carreira Bohm regeu as de algumas de suas ópera, e parte da fama do repertório de Strauss foi pregada por este Almemão com um nome tão subjetivo, Bohm.

As interpretações de Elektra de Bohm são das mais elogiadas, quem nunca ouviu falar do trio que ele formou Nilsson-Rysanek-Resnik em viena? E da famosa versão de Rysanek sobre o papel de Elektra? Ou ainda do duo de Jean Madeira e goltz em Viena? Todos estes grupos são derivados das versões de Elektra de Bohm, sempre com uma regencia precisa e de muito bom gosto. Os burocrátas da DGfizeram por bem chamarem.

A soprano Inge borkh conquistou fama com sua Elektra. Ela possuiu uma versão só comparada a de Varnay e Nilsson. Borkh nunca possuiu uma voz tão pesada como a de suas concorrentes, mas vez um trabalho incrível nesta ópera. Ela consegue um tom muito interessante em seu primeiro monologo e Faz cenas obscuras junta a interpretação MARA de Jen Madeira. O ponto fraco é a Chrysothemis de SEch. Mas vai.

Elektra by Richard Strauss performed in German
Conductor Karl Böhm - 1960(STU)
Orchestra - Dresdner Staatskapelle
Chorus - Dresdner Oper
Elektra - Inge Borkh
Chrysothemis - Marianne Schech
Clytemnestra - Jean Madeira
Aegisth - Fritz Uhl
Orest - Dietrich Fischer-Dieskau
Ein alter Diener - Siegfried Vogel
Ein junger Diener - Gerhard Unger
Die Schleppträgerin - Hermi Ambros
Die Vertraute - Renate Reinecke
Der Pfleger des Orest - Fred Teschler
Die Aufseherin - Ilona Steingruber(-Wildgans)
1. Magd - Cvetka Ahlin
2. Magd - Margarethe Sjöstedt
3. Magd - Sieglinde Wagner
4. Magd - Judith Hellwig
5. Magd - Gerda Scheyrer



http://www.4shared.com/file/93097611/850ba46e/Elektra_Bohm_CD1.html
http://www.4shared.com/file/93083412/ad849f5d/Elektra_Bohm_CD2.html

Nenhum comentário: