___ Sir Georg Solti é genial em quase todas as suas óperas e sinfonias, eu acho que ele não fez as enéssimas gravações que Karajan fez, nem as composições de boulez e Bernestein, mas ele ganha mto em qualidade. Ele consegue escolher elenco e solistas mto boms sem querer ser ele "o que manda" como Karajan. Raros são os deslizes de Solti, e são bem poucos eu garanto.
___Leontyne Price foi uma das primeiras grandes cantoras negras da ópera. Ela já teve que cantar papeis como Ulrica para poder aparecer (já que Ulrica é o único papel para uma negra). However, ela bateu de frente com o preconceito e assim consegue ser hoje uma das maiores cantores de todos os tempos. Sua afinidade com o papel de Aida é imensa, ela é uma profunda conhecedora da partitura de Verdi. Seu timbre tem toques especiais, com um jeitinho maravilhoso.
__ Jon Vickers é o típico Heldetenor waneriano, e sempre encarou com propriedade o repertório de Verdi, Puccini, Bizet... Eleera um canadense, e Radmés era um dos papeis que el melhor desenvolveu junto a Siegmund, Parsifal e Otello. O cara também foi um Tristan incrível, que conseguiu criar um timbre entre a virilidade da maioria de seus personagens (já que estamos no romantistmo e ocavalheiro mdieval é idealizado), e doçura que eles tem pelo amor, maior exemplo disto é sua intepretação doce, delicada e intimidista de Tristan, que vai sem problemas para o lado oposto, forte viril...
___Rita Gorr é uma mezzo com uma carreira muito sólida em poucos papéis como Ortrud e Amnenis, seu timbre é bem diferente, mas ela tem capacidades que poucas cantras de sua época tinham, e para uma abordagem mais dramática de Aida, que é feita por Solti, u era ela ou Cossoto, só elas podiam cantar estes papeis.
___ Robert Merril foi casado com Roberta Pears, e já estava um tanto que maduro em 1961, mas consegue cair bem, ele foi um dos barítonos mais aclamdos de sua época, e conseguiu uma popularidade que é para poucos.
' O que seria resultante deste elenco mara? Será que dá certo? DEU!!!!!!! Eu acho que é a gravação mais certeira da DECCA. Aida é uma daquelas óperas em que todo mundo até gosta, mas a persobnagem principal sfre por ser uma cantora que tem dar tudo de sua voz... Esta gravação ´pe muito boa por isto, todos buscaram dar o melhor de sí, fica ostoso de ouvir o PPP de Solti, e a Celeste Aida de Vickers sem contar o "Terra adio". Amazing great.
' O enredo de Aida é cheio de orientalismos enm moda na época e Price se adequa claramente a isto tornanodo os dilemas de Aida marcantes. Vickers faz seu trabalho de forma mara. Gorr e Merrill idem.
Aida by Giuseppe Verdi
Georg Solti - 1961(STU)
Orchestra - Teatro dell'Opera di Roma
Chorus - Teatro dell'Opera di Roma
Aida - Leontyne Price
Radamès - Jon Vickers
Amneris - Rita Gorr
Amonasro - Robert Merrill
Ramphis - Giorgio TozziI
Re di Egitto - Plinio Clabassi
Una Sacerdotessa - Mietta Sighele
Un Messaggero - Franco Ricciardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário