sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ariadne auf Naxos por Bohm

Buscando fazer um contraponto com a gravação de Sinpoli disponibilizo para download uma Ariadne histórica, com uma das minhas cantoras favoritas, Lisa Della casa junto a Irmgard Seefried, que foi considerada pelo próprio Strauss a melhor interprete do pepel de o compositor que ele já ouvira (Olha que ele ouvio Lotte Lehmann).
Temos aqui uma gravação ao vivo, que tem uma qualidade de som muito ba até para o ano que é 1954, em meio ao festival de Salzburg. Karl Bohm mostra sua capaciadade de regencia de composissões de Strauss de uma forma impressionante. Ariadne é uma ópera com muita afinidade com as óperas de Mozart, e Bohm usa seu conhecimento de Wagner e Mozart um gosto especial que consequimos nesta gravação. Bohm cria uma atmosfera comica e desesperada no primeiro ato, que logo se transforma na atmosfera séria do sofrimento de Ariadne. Sua regencia mostra uma fluencia com a orquestra e os sopros desde o prelúdio da ópera. Nele a orquestra do Filarmonica de Viena encara com facilidade os sons de Ariadne. Já que a orquestra de ARiadne é pequena, mas nescessáriamente tem que ser sólida.
Bohm nos presentea com um trio de cantoras logo no começo com nomes pesados: Lisa Otto e Hilde Ross-Madjan são lideradas pela Najade de Rita Streich, que mostra uma grande desempenho tanto como cantora de Zerbinetta (em sua gravação com Karajan) e Najade. Neste trio Streich segura em todos os seus agudos e Hilde Ross-Madjan rica nos graves com grande abertura. è impossível não comparar este trio com o de damas em "Die Zauberflote" de Mozart.
Novante vamos falar de BOhm que estava muito bem naquele dia em que ele posta a orquestra de forma suave, e com um naipe de sopros impecáveis, coisa difícil no BVrasil até em produções do Teatro Municipal de SP... Torço que a Osesp, em continuação ao trabalho com as óperas de R. Strauss monte Araidne ano que vem (Temos duas produções jé feitas de Strauss, Elektra e Salome, e teremos Der Rosenkavalier no seundo semestre).
Algumas passagens do papel até facilde Ariadne torna-se um pouco pesadas para a voz de Lisa Della Casa, mas ela consegue mostrar o real sofrimento de uma mulher abandonanda logo depois, é só que sua voz fica com um timbre feio no começo, logo por ela mesma reparada. Ela consegue mostrar dona de agudos bonitos, e seu timbre fico muito belo lá em cima. Mas acima de tudo ela consegue uma boa pronuncia do alemão, sem cair nos exessos (até gostosos) de cantoras como Jessye Norman. Devemos compreender que Lisa Della Casa não tem o suporte de um estúdio para esta gravação como teve cantoras como Voigt, Norman e Scharzkopf. Suas variações de locura e sanidade são bem interesantes.
Temos no grupo comico o grande Walter Bery que mostra que é capaz de ar um ar de lirimos ao papel minusculo de mestre peruqueiro, será que ele estava sem fazer nada naquele dia?
O grupo de Brigela, Alecrim, Tuffo e Scaramuchio faz um show com o alecrim de Paul Schöffler. Eles quatro conseguem uma uniãoque a regencia de Bohm complementa de forma diferente, forma que eu nunca vi abaordada daquele jeito novamente.
A interpretação de HIlde Gunden merece um paragrafo só pelo fato de ela cantar Zerbinetta o papel mais difícil da ópera. E concordemos que aqueles agudos e coloraturas de Strauss são muito infelizes, ainda mais biscando fazer uma pronuncia compreensível do alemão (estamos em 1954, em Salzburg, é muita responsabilidade). Ela não ´perde nenhuma jovialidade como a intepretação de Sylvia Geszty, e nem exagera como Gruberova. Ela consegue impressionar e se tornar palio para sopranos como Dessay e Streich sem problemas. Ela faz pianbíssimos gostosos e dança pelas notas com proeza.
A intepretação de Rudolf Schock resumisse a uma aparição pequena mas importante, ele consegue msotrar-se um tenor wagneriano muito bom em vários aspectos, sem ser ofuscado por vozes mais joviais como a de Della Casa e do trio de de ninfas.
è uma gravação muito cgostosa em que todos se diverten-se sem problemas.

http://rapidshare.com/files/182702667/Ariadne1954_CD1.rar
http://rapidshare.com/files/182698152/Ariadne1954_CD2.rar
Ariadne - Lisa Della Casa
Komponist - Irmgard Seefried
Zerbinetta - Hilde Güden
Bacchus - Rudolf Schock
Musiklehrer - Paul Schöffler
Harlekin - Alfred Poell
Truffaldin - Oskar Czerwenka
Brighella - Murray Dickie
Scaramuchio - August Jaresch
Najade - Rita Streich
Dryade - Hilde Rössl-Majdan
Echo - Lisa Otto
Haushofmeister - Alfred Neugebauer
Ein Lakai - Franz Bierbach
Ein Offizier - Georges Müller
Ein Perückenmacher - Walter Berry
Ein Tanzmeister - Peter Klein
Wiener Philharmoniker
KARL BOHM - 1954 - Salzburg festival

Um comentário:

robin disse...

En mi opinión, el mejor "cast". Seefried insuperable en el compositor y, colmo de lujo, Streich como Najade !
Obrigado, saludos desde Francia.