sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sibnfonias de Beethoven por Karajan (cd 3 de 5)



Quando Beethven começou a compor a a quinta sinfonia ele ainda não tinha feito a quarta!!!!!! Mas ele terminou a quarta primeiro, em 1806 com um trabalho de energia e orquestração interessantíssimos. N quarta sinfonia ´redomina uma luz intesa de música, que tem um trabalho glorioso.
A quinta é´a muldialmente conhecida, em que há uma tensão, junto a uma energia, e a ideia musical é muito bem refletida. KArajan teve um trabalho sobre a Quarta exepcional, que para mim não foi superado por ele (mas Solti o superou nesta sinfonia), mas Karajan fez algo incrível com a 5°, não jmuito longe do ideal de Beethoven, ele conseguiu um trabalho que o consolida junto a gravação de Carlos Kleiber e Solti. Karajan fez um trabalho supremio nesta sinfonia. Delicie a música; Sempre delicie.
* é mara a aberlura Corolian...
Sinfonia No. 4 Op. 60
I. adagio - Allegro vivace
II. Adagio
III. Menuetto: allegro vivace - Trio: un poco meno allegro
IV. Allegro ma non troppo
Sinfonia No. 5 Op. 67
I. Allegro con brio
II. Andante con moto
III. Allegro
IV. Allegro - Presto
e só para massacrar tbm tem
COROLIAN OVERTURE op. 62

sábado, 12 de setembro de 2009

Sinfonia No. 4 de Brahms por Carlos Kleiber


Eu não vou descomprir minha promessa de postar todas as sinfonias de Beethoven com o karajan e a Philarmonia, só vou dar uma pausa rápidapara esta postagem. Eu sei que o intuito deste blog é ópera, mas coisas tão especiais como esta gravação merecem uma pausinha do mundo da lírica. Então, não sou o maior fã de Kleiber filho, quando regeu Strauss, prefiro seu pai, que foi um gnio. Mas, em muitas obras (se não na maioria) O seu filho teve uma forma que era espetacular. Carlos Kleiber era um Genio, e creio que ele teve ter tido uma infancia de estudos rigorosos com seu pai, o que fizeram com que sua personalidade fosse um tanto exentrica. Posto esta gravação por dois motivos.primeiro, ela é incrível a fusão da Filarmonica de Viena com Kleiber e o seu jeito de aporveitar cada momento musical é GENIAL. Kleiber tem um jeito de sugar da partitura tudo qu conver, e Kleiber era adpto de um repertório poequeno, mas impecável (é só ouvir esta gravação que vc vai enteder).
A música de Brahms é estraordinária. O segundo motivo por estar postando esta gravação é por que eu irei colocar mais obras de Kleiber para frente, estou em dúvida se começo com a Traviata com Domingo e Cotrubas ou com o Tristan und Isolde com Rene Kollo e Margaret Price. Gravação extraordinária.
Sinfonia No. 4 - Brahms
Filarmonica de Viena regida por Carlos Kleiber

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Beethoven por Karaja - 2° Parte (cd 2 de 5)

Compreender que aqui temos um gênio regido por outro é fácil quando se ouve o terceiro movimento da segunda sinfonia. O então "novo" Karajan estava buscando o seu lugar, e com sua concepção mais jovial consegue trazer perfeitamente os sentimentos da segunda sinfonia, obvio que a qualidade de som não ajuda muito, mas para mium, esta é a melhor gravação que ele fez da Segunda do Beethoven. Os momentos musicais da peça tem um aprovetamento certeiro, ou seja, ele não exagera, mas não fica para trás. è lindo!

Quando Walter Legge disse que este regente ia para frente ele estava certo, e a prova isto.

A sétima sinfonia exige mais uma maturidade artística que karajan comparado com vários regentes já possuia, mas ele comparado com suas interpretações futuras tinha uma lacuna. Eu creio que a sua melhor sétima, foi mesmo em seu fim de carrera. A minha opnião sobre a sétima não busca menosprezar a maravilhosa interpretação que temos agora, mas sim só expressar que não é a melhor do mercado, mesmo que a ache mto superior a de outros tão bom regentes quanto karajan. mesmo que os momentos musicais levados pela sétima são MARAILHOSOS.

Num geral é uma parte desta coleção que estou colocando que vc não deve perder.

Sinfonia No. 2 op.36


I. Adagio molto - Allegro con brio
II. Larghetto


III. Scherzo : Allegro - Trio


IV. Allegro molto





Sinfonia No. 7 op. 92

I. Poco sostenuto - Vivace
II. Allegretto
III. Presto - assai meno presto
IV. Allegro con brio










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domingo, 6 de setembro de 2009

Beethoven por Karajan - 1º Parte (cd 1 de 5)

O objetivo deste blog não é música sinfonica num geral, mas se formos ver é nescessário que tenhamos ao menos Beethoven. Conhecemos muito bem a importancia de Beethoven na música sinfonica, nesta sua primeira sinfonia, ele mostra uma qualidade meio-clássica meio-romantica, que é deslumbrante, eu creio que a 1 sinfonia tem perdidos seus m´rítos, pela qualidade das outras sinfonias, mas esta sinfonia é um show, ela ainda tem algumas características de Haydn, mas é MARA, já que ela consegue ter uma linha musical fluente, e tem sim o toque de Beethoven.

A Sinfonia Eroica, não há comentários, já que o nome Já diz, EROICA. Vamos falar então do regente. Karajan foi muito bem promovido parte por seu talento, mas houve uma ajuda de Walter Legge importantíssimo produtor de Cd's. Legge criou uma orquestra só para a maioria de suas gravaçãoes a Philarmonia Orchestra, que está até hoje atuando, mesmo que houve uma queda em sua qualidade. No areos tempos, a Philarmonia dava um show maior que de várias orquestras, e Karajan com uma visão um tanto jovem da ualidade ao som, vale a pena baixar.


Sinfonia No. 1 in Dó Op. 21
I. Adagio Molto - Allegro con brio
II. Andante Cantabile con moto
III. Menuetto: Allegro molto vivace - Trio
IV. Adagio - Allegro molto e Vivace

Sinfonia No. 3 "Eroica" Mí Op. 55

I. Allegro con brio
II. Marcia funebre: Adagio assai
III. Scherzo: Allegro vivace - Trio
Iv. Finale: Allegro molto - Poco andante - Presto

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sábado, 5 de setembro de 2009

Carmen por Abbado

Para muitos Berganza deu um toque especial inequalável a cigana Carmen, eu concordo em parte, mas não questiono os que gostam de Berganza. Carmen é um papel que é levado por muitas cantoras num geral no repertório, que vão de sopranos de timbre lírico (mas com muita tecnica como Gheorghiu e Moffo, a quase contraltos como Giulietta Simionato e Larmore. Um papel que teve várias versões, claramente vai ter inúmeros admiradores, um para cada versão. Num consenço geral, normalmente Carmen cabe bem para uma voz de Mezzo, com uma boa experiencia em Bel canto como Baltsa, Larmore, Berganza, Horne, Troyanos ... Mas há suas exeções como Resnik. Quando fala-se em soprano normalmente cabe bem a uma voz de uma soprano com alguma experiencia interessante em ópera italiana omo Moffo, Gheorghiu, Callas (numa consepção altamente pessoal da prórpria), E De Los Angeles.
Eu gosto de Carmen na voz de soprano, mas é um papel que é claramente para uma mezzo, e eu creio que uma Carmen que chama a atenção é uma mezzo. E neste quesito é claro que Berganza é uma Mezzo (doim, doim). Sua Habanera eu creio que é boa, mas seus agudos são um tanto ardidos, mas em seu duo com Don Jose no fim do I ato, ela revela-se altamente sensual, com uma voz que vai de forma delicada, e crescendo... Num fim ela dá um show, e vale a pena ouvir esta gravação com o Domingo em boa forma, mas destaca-se, claramente ileana Cotrubas.


Carmen by Georges Bizet performed in French
Conductor Claudio Abbado - 1977(STU)
Orchestra - London Symphony Orchestra
Chorus - Scottish Opera
Carmen - Teresa Berganza
Don José - Plácido Domingo
Micaëla - Ileana Cotrubas
Escamillo - Sherrill Milnes
Frasquita - Yvonne Kenny
Mercédès - Alicia Nafé
Le Dancaïre - Gordon Sandison
Le Remendado - Geoffrey Pogson
Moralès - Stuart Harling
Zuninga - Robert Lloyd




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sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Der Rosenkavalier por Kleiber

Quando fala-se da fámilia kleiber, eu sinceramente tenho uma plena afinidade com o Carlos mais que com o Erich, mesmo que o repertório e o jeito do pai passou para o filho. á inegável a qualidade do trabalho de Erich, mas o seu filho uma coisa que nunca vi, um Tristan com uma interpretação apaixonante, e buscarei postar ak em breve.

Mas a interpretação de "Der Rosenkavalier" é um ponto para Kleiber pai, pois ele faz um trabalho de regencia e com um elenco que eu nunca vi igual. De certa forma Kleiber viveu junto a Viena que Strauss era conteoporaneo, e principalmente, Erich sabia a Viena que Strauss queria mostrar. è notável a gravação que seu filho fez, mas o seu pai contou com trinfos que são impagáveis, como a voz de Sena Jurniac e Hilde Gunden, cantoras que compreendiam da estetica straussiana e sabiam muito bem o que deveriam fazer.
Os dramas urbanos de Der Rosenvalier nunca foram melhores tocados, só talvez por Herbert von karajan ou Solti, mas é impagável o que Kleiber fez com a ópera.











Der Rosenkavalier by Richard Strauss performed in German
Conductor Erich Kleiber - 1954(STU)
Orchestra - Wiener Philharmoniker
Chorus - Wiener Staatsoper
Marschallin - Maria Reining
Octavian - Sena Jurinac
Sophie - Hilde Güden (Gueden)
Der Baron Ochs auf Lerchenau - Ludwig Weber
Faninal - Alfred Poell
Valzacchi - Peter Klein
Annina - Hilde Rössl-Majdan
Ein Sänger - Anton Dermota
Marianne Leitmetzerin - Judith Hellwig
Polizeikommissar - Walter Berry
Der Wirt - Erich Majkut
Ein Notar - Franz Bierbach
Der Haushofmeister bei der Feldmarschallin - Harald Pröglhoff
Der Haufhofmeister bei Faninal - August Jaresch
Tierhändler - Erich Majkut
Modistin - Berta Seidl
Die drei Waisen - Wilfriede Loibner
- Elfriede Hochstätter
- Maria Trupp
http://www.4shared.com/file/111506737/6ce3a1f3/DerRosenkavalier_Kleiber_CD1.html
http://www.4shared.com/file/111702431/456c8cc3/DerRosenkavalier_Kleiber_CD2.html
http://www.4shared.com/file/111719486/d29d6e1a/DerRosenkavalier_Kleiber_CD3.html

sábado, 27 de junho de 2009

Tristão e Isolda por Bohm


Wagner sempre criou personagens que prendian-se ou ao meio sacro (Lohengrin) ou ao meio pagão (Siegfried), em um o personagem e ideal, noutro ele não é ideal, mas também não é real. Dentro do proprio romantismo a uma exaltação ao cavaleiro medieval, sacro e casto, que consegue lutar sem pensar em outras coisas. Quando Tristão e Isolda éde para morrer em pleno exase amoroso, eles estão em busca dum dos sentimentos mais supremos na visão romântica, a morte. Para o romantico a morte não é uma sanção punitória e sim uma salvação de um futuro infeliz, isto é um ideal que prevalecia, principalmente em T&I q os personagens não tem um futuro feliz, mas sim um momento agora bom, mas com um futuro desconhecido.
_ A música roda em torna do amor de De T&I, e conbsegue um objetivo de criar uma atmosfera amorosa delicada, mesmo com a potencia da orquestra. A música de Tristão e Isolda, foi e é uma inovação quando fala-se em música do séc. XIX, poi ela é obscura, com toques de um som diferente, acordes mal-resolvidos, e uma sensação de infinito. a regencia desta obra tem que varia da energia de Solti até uma cresente regencia de Furtwangler. Sinceramente, regentes como Beecham, Furtwangler, Solti e Karajan fizeram história, mas creio que um regente destaca-se na regencia desta obra, pelo seu vasto conhecimento não de Wagner, mas sim de Mozart.Ele fez uma mistura entre um jeito wagneriano com toques de Mozart em sua regencia que poucos conseguiram, com isto ele cria uma atmofera palatível, e muito gostosa de se ouvir.
_ è impossi´vel não destcar um elenco mais que primoroso nesta gravação. Birgit Nilsson tem uma qualidade de intepretação que é incrível. Sua potencia é divina, e ela ocila do repuúdio do primeiro ato a um intenso amor no II ato, que eu nunca vi comparável, só talves, Flagstad ou Modl. Windgassen não é meu tenor wagneriano favorito ára este papel, eu prefiro nomes como Kollo e Vickers, mas é inegavél que sua performace e de deixar mta gente de queixo caído. E por fim a interpretação de Christa Ludwig constrata muito bem com a de Nilsson, criando um timbre maternal muito interessante. Vale a pena baixar e se deliciar.







Tristan und Isolde by Richard Wagner performed in German
Conductor Karl Böhm - 1966(LC)
Orchestra - Bayreuth Festival
Chorus - Bayreuth Festival
Tristan - Wolfgang Windgassen
Isolde - Birgit Nilsson
Brangaene - Christa Ludwig
Marke - Martti Talvela
Kurwenal - Eberhard Wächter (Waechter)
Melot - Claude Heater
Hirt - Erwin Wohlfahrt
Steuerman - Gerd Nienstedt
Stimme eines jungen Seemanns - Peter Schreier