segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Sobre a ópera "Salomé"

Richard Strauss (1864 - 1949), foi um compositor alemão que começou a trabalhar com óperas já no final do século XIX. Suas duas primeiras óperas não são lá grande coisa... Já sua terceira ópera estreada em 1905 foi um enorme sucesso. "Salomé", uma ópera baseada no drama de Oscar Wilde, foi a terceira ópera de Strauss.

Em "Salomé", Strauss alcançou um volume orquestral e uma forma de música quase nunca mais alcaçada por ele, e somente "igualada", mas de outra maneira em "Elektra" (1909), que usa nada menos que 111 músicos na orquestra.

A ópera foi muito polêmica na época, graças ao seu tema, e as suas cenas, como a dança dos sete véus de Salomé a Herodes Antipas. O escândalo foi tanto que a ópera foi censurada no Metropolitan de NY! Mesmo assim "Salomé" foi um sucesso na Europa, e rendeu a Strauss dinheiro suficiente para comprar sua casa nos alpes, onde ele retirou inspiração para: "Uma Sinfonia Alpina", "Ariadne auf Naxos"...

"Salomé" é uma das ópera mais populares de Strauss hoje em dia, e tem como suas grandes intérpretes: Behrens, Nilsson, Goltz, Welistch, Mattila, dentre muitas outras. O papel de Salomé pede uma soprano dramático wagneriano, mas cai muito bem a sopranos com um timbre um pouco mais lírico, como Teresa Stratas, pois dá uma maior impressão de jovialidade.

Já o personagem Jochanaan (João Batista) é um solene papel para um barítono ou baixo-barítono. Neste papel é nescessário virilidade e um quê de solenidade. João Batista tem que representar o certo, o incorruptível frente a bela Salomé.

Herodes Antipas é um personagem para tenores wagnerianos, e é com certeza um grande papel na ópera, pois tem que representar a malícia da ópera. Herodes é quem pede a Salomé para dançar para ele, Herodes é que tem desejos obscenos pela sua própria enteada.

A mulher de Herodes é um personagem para uma meio-soprano, mesmo que muitas sopranos dramáticos mais velhas, que já cantaram Salomé quando mais jovens, ainda a interpretem como: A. Varnay, L. Rysanek, A. Silja. Herodias tem que ser, na minha opinião, aquela pessoa que já foi uma bela mulher, mas que hoje não é mais.

Por fim Narraboth é um tenor apaixonado, mas que no fundo, tem as mesmas malícias que Herodes. Cabe em seu papel um tenor lírico-dramático, que aparente uma voz jovial.

Salomé - princesa da Judéia, filha de Herodias - Soprano
Herodes Antipas - Governador da Palestina - Tenor
Herodias - antiga cunhada de Herodes, agora sua mulher - meio-soprano
Jochanaan - profeta, primo de Jesus - Barítono
Narraboth - chefe da guarda - tenor
Pagem de Herodias - meio-soprano
Judeus - quatro tenores e um baixo
um nazareno - tenor
soldados - dois baixos
O capitão - barítono
um escravo - tenor

Nenhum comentário: