Da maioria das gravações do ring, eu sincferamente já ouvi mil e duas coisas do anel de Bohm desde: "é perfeito e mais intelectual que o de Solti!!!" até "Siegfried de Bohm é mais perdido que ...", mas em fato, este anel não é ruim, ao contrario é uma experiencia diferente. As vozes que foram usados por Solti são em alguns casos maravilhosas, como Nilsson, Theo Adam, Rysanek... Eu não compreendo de Wagner muito em termos tecnicos, e sei disto, mas há alguns casos em que a falta de informação me leva a ter que pesquisar mais, e conclui uma coisaque vale para todos, "gosto não se discute, comenta-se, e no máximo questiona-se". Então quero que vocês questionem, já que estão aí.
Mas na minha opnião, o Siegfried de Karl Böhm pode começar meio, sei lá, certinho demais, mas surge então no terceiro ato a aparição maravilhosa de Nilsson, que salva tudo, com o cresente de Böhm... Fica lindo, mesmo que alguns pesem que fica agressivo. Olha, eu creio que a voz de Nilsson é ´dotada de tanta potencia, que se a pessoa não compreende o seu por que, acha-a agressiva, mesmo que de todas as Isoldas decentes ela é a mais doce (junto a Deborah Voigt). Mesmo que tenha a bela aparição de nIlsson, Böhm ás vezes não fica tão bom, por que puxa de mais e tira a essencia de um duo de amor.
Em Die Walkure, Bohm consegue uma proeza, que é a voz de Rysanek, mesmo que ela não fica tão intensa e interessante pela regencia de böhm, que fica novamente puxado ou rápido de mais ou devagar...
Eu comento mais depois...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário