Quabndo vc fala sobre um grande regentenós pensamos de cara Karajan, Solti, Furtwangler, Abaado... Mas pensemos bem quando se fala de Bel-canto, ás vezes um Karajanda vida mais atrapalha que ajuda. Pode até ficar legal no prelúdio, mas depois... Cantores que nos vem a mente, principalmente para quem gosta de Wagner como eu, também não ia ser a melhor das versões de "La Sonnabulla" com uma soprano como Hildegard Behrens...
Bel-canto é uma das coisas mais saborasas que a arte italiana operítisca conquisto, tanto por ser uma arte que exige muito na tecnica, quanto pelo proprio fato que as histórias bel-cantistas, buscam acima de tudo o ludismo, a diversão, não uma "nova dimensão de arte" como caras como Wagner. NO bel-canto, os libretos são quando comicos, cheio de piadas, que até hoje fazem um sorriso, sair, mesmo sendo literalmente do tempo de minha Tataravô (se é que não é mais velha). Quando um drama, é um dramalhão em que os poemas viram uma coisa única, desde de cenas de amor a cenas de loucura (como em Lucia Di Lammermoor).
José de Alencar, gostava tanto de Donizetti,e principalmente de Lucia di Lammermoor que em a "pata da gazela" ela a descreve desta forma: "o mais sublime poema de melancolia que já se escreve na lingua dos anjos" .
Mas num geral, people não menosprezemos o bel-canto, nem sua previsibilidade, pois é um genero rico e dono de uma coisa que ninguém chegou perto. E por isto que fiz as comparações de Bel-canto no começo. Nesta gravação não temos nenhum cantor exageradamente bom (a melhor em minha opnião é a deliciosa Rosina de Jenniffer Larmore). Mas a regenci, junto a qualidade de gravação dão um complemento especial. Jesus Lopez-cobos, consegue uma música gostosa, com agilidade certa, mesmo que nem sempre ele exagera, pois um cantor como Håkan Hagegård não consegue uma pronuncia tão rápida do italiano como um Ruggero Raimondi...
As vozes de Alessandro Corbelli e Samuel Ramey estão em ´tima forma, maravilhosa mesmo. Já a versão de Il conde Almaviva por Raul Gumenez somente prova que sua tecnica sobre o bel-canto é razoável, pois há interpretações melhores como a de Juan Diego Florez (na minha opn~ião o melhor Almaviva de todos os tempos).
Håkan Hagegård tenta, mas não é perfeito. A interpretação de Jennifer Larmore é muito interessante, mas principalmente érfeita para seu encorpado timbre que fica muito para papeis como Rossina, Isabella e La Cerentonela. Ela está em melhor performace que em sua "Carmen" e adquire coloridos e coloraturas perfeitas sem ficar com um registrto agudo feio, e sem cor, ao contrário, sua vpz fica maravilhosa.
Ainda temos a vopz de Barbara Frittoli no papel minuscullo de Berta, mas que faz bem. Só há um defeito que o maestro coloca muitos piú pianíssimos, sem nescessidade. A orquestra de Genova é boa para estas interpretações de bel-canto, onde a voz entra em superioridade, e a prquestra adquire um sentimento italiana maravilhoso.
Mas a gravação de Rossini vale a pena. Ta aí.
Figaro - Håkan Hagegård
Il Conte Almaviva - Raúl Giménez
Rosina - Jennifer Larmore
Dr. Bartolo - Alessandro Corbelli
Don Basilio - Samuel Ramey
Berta - Barbara Frittoli
Fiorello - Urban Malmberg
Orchestra - Orchestre de Chambre de Lausanne
Chorus - Grand-Théâtre de Genève
Jesús López Cobos
http://www.4shared.com/file/85141370/1b408cf9/Il_Barbieri_di_Siviglia_Lopez-Cobos_CD1.html
http://www.4shared.com/file/85152975/49687bfe/Il_Barbieri_di_Siviglia_Lopez-Cobos_CD2.html
domingo, 19 de abril de 2009
O barbeiro de Sevilha por Lopez-Cobos
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