sábado, 21 de fevereiro de 2009

Walkure - Haitink, Marton, Studer, Meier, Morris, Goldberg

para agraciar o que são fãs de Eva Marton, mesmo que eu creio que su atuação como Salomé é Horripilante. Sua Bunnhilde é fantastica , pois sua voz em nenhum mmento sofre com as dramáticas passagens da personagem, ao contrário sua voz fica adequada para o papel de forma interessante, melhor até que outras sopranos de sua geração como Hildegard Behrens. Desde seu "Hotojojo" ela mostra-se mais que capaz para o papel, não fica agressiva em quase nenhum dos momentos, mesmo que não fica mto doce, any way... marton talvez tenha sido a melhor escolha de Brunhilde em sua geração (isto é somente na sua interpretação de A valquírea).

Temos como outro destaque a voz doce e potente de Cherl Studer, que cosegue se adequar aos parametros de Sieglinde com perfeição, sua voz consegue ser apaixonante no primeiro ato, com algumas falhas, mas que são ignoravéis. No segundo ato ela se mostra desesperada, com uma interprtação de "Hinweg! Hinweg! Flieh die Ent" incrível, comparável a de Régine Céspin, Jessye Norman e Rysanek. Cheryl Studer consegue ostrar sua versatilidade como soprano dramático e de coloratura, é incrível como uma exímia interprete de "Lucia di Lammermoor" consegue ser maravilhosa como Sieglinde.

Reiner Goldberg mostra-se um Siegmund viril, e sagas, mesmo que Gary Lakers tenha sido com um timbre bem mais interessante para o papel.

Agora um estouro no Segundo ato foi a aparição de W. Meier, que é uma das Frickas mais intensas que se pode ter, ela tem uma voz que já dava abas para os papeis que exploraria futuramente como isolda, e até mesmo Sieglinde, mas nesta interpretãção ela é um furação contra o caso de incesto ocorrido, e exclama "Será que este é o fim dos eternos deuses?!" ela se mostra mais que incrível.

James Morris foi um dos maiores Wontan, e se mostra em age vocal, com sua interpretação viril, máscula, mas sem execessos como outros cometem em ficar com a voz pesada demais. seu fraciado é tão bom quanto depois em sua aparição em uma montagem do Ring por James Levine.

Matti Salminen é um dos mais interessantes cantores de sua geração, mostra-se que ele brilha como Hunding, igual brilhou em gravaçãoes de Tristão e Isolda, Tannhauser...

A "SYMPHONIEORCHESTRER DES BAYRISCHEN RUNDFUNKS" não é na minha opnião a melhor orquestra para o ring, mesmo assim ela não dixa falhas, só que também perde em brilho e qualidade para orquestras como a Winer philarmoniker, BPO, a Met Opera... Mesmo assim várias orquestras deste estilo fizeram trabalhos incríveis, como a da RAI de ROMA em 1953, como Furtwangler.

A regencia de Haitink também não é impressionante, mas pensando com meus botões, James Levine estava já bem ocupado, Cláudio Abbado não estava ainda numj tabalho com Wagner tão bom quanto ao que ele fez alguns anos mais a frente, Giuseppe Sinopoli talvez??? Não sei não conheço o contexto histórico desta gravação tão bem, só que Haitink não é a melhor escolha, mas tem seus lados positivos: ele não deixa as coisas fugirem de sua mão quase sempre, e em Siegfried, enquanto James Levine gravava a ópera com reiner Golberg, Haitink fez bem em gravar com o Siegfried Jerusalem, o nome já diz tudo, o papel foi feito para ele .

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